3 de jan. de 2014

Como fazer a escova progressiva durar mais no verão

Fios superlisos garantem uma brecha dos salões de beleza, mas a maior dúvida das 'adeptas da chapinha' é como manter o efeito da escova por mais tempo. No verão, por exemplo, esta questão é ainda maior, já que o contato com a água salgada e o cloro da piscina contribuem para o enfraquecimento da fórmula. Por isso, selecionamos abaixo os erros mais comuns nos cuidados com a progressiva e dicas para evitar os efeitos negativos do verão nos fios.
 

1. O xampu ideal:  O hairstylist Diego Costa, do salão Jacques Janine, é enfático quando o assunto é escova progressiva: "Com os cuidados certos, o tempo de duração da técnica é de 2 meses". Ou seja, não se iluda, com meses a fio - com a permissão do trocadilho - de cabelos superlisos.
O mais indicado é seguir à risca todos os cuidados para manter os fios saudáveis por mais tempo. A começar pelo xampu: nada de produtos anti-resíduo. "As escovas progressivas são superficiais, ou seja, não alcançam a profundidade dos fios. Por isto, xampus com ação de limpeza anti-resíduos aceleram o processo de retirada da técnica. Nestes casos, o mais indicado é investir em produtos com ácidos, como os xampus com reparação e controle", explica.

2. Hidratação necessária: Hidratação é bom e nunca é demais. Qualquer tratamento com química pode prejudicar a saúde dos fios e hidratar é sinônimo de prevenção. Para a cosmetóloga Cristiane Dios, cabelos que passam por este tipo de processo precisam de nutrição. "O cabelo é formado por queratina, aminoácidos e proteínas no seu interior, e o que torna os fios saudáveis é justamente manter esta 'massa' intacta. Através das vitaminas na hidratação, devolvemos ao cabelos estes nutrientes", diz

3. Coloração:  A dúvida mais comum para quem colore os fios e ainda utiliza o método da escova progressiva é qual a ordem correta de cada procedimento: a coloração vem antes ou depois da progressiva? Diego explica: "A maioria das colorações levam na composição amônia e oxigênio, substâncias que aceleram o enfraquecimento das progressivas. Por isto, a coloração deve ser realizada de 2 a 3 dias antes do processo da progressiva. Este é o intervalo ideal, até para a saúde dos fios"

4. Cloro e água salgada:  Para curtir as altas temperaturas, nada melhor do que se refrescar na piscina ou na praia. E, se não for com 'proteção', estes simples momentos de lazer podem se transformar em grandes vilões para os fios. Ou seja, além do guarda-sol, protetor solar e outros apetrechos de verão, é preciso investir em um arsenal de beleza. 
Mas, qual é a ordem dos produtos? "O leave-in é o produto indicado antes da praia ou piscina. Ao chegar em casa, hidrate os cabelos. Se for secá-los, atenção para a temperatura do secador ou da chapinha; altas temperaturas danificam a cutícula do fio", explica Diego. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário